terça-feira, 30 de março de 2010

Então e trabalho??

Hoje recebi um email da Dr. Clementina a dizer-me que soube deste blog, que leu e gostou! Fico muito contente! E espero que continue a ler (bem como a Professora Catarino)... é com muito gosto que sabemos que estamos a ser acompanhadas de "casa"!

Mas neste blog só nos temos centrado na parte lúdica do ERASMUS! Isto porque, apesar de não parecer, aqui também se trabalha (e isto já está mais dirigido para os sortudos que vierem no próximo ano...)!

O nosso estágio no Hospital Lapeyronie está a ser feito na farmácia do hospital, no departamento dos ensaios clinicos. E apesar de estarmos mesmo a adorar... isto cansa! Temos horários definidos (das 9h às 5h) que temos que cumprir... se fazemos noitadas, problema o nosso! Depois, fazemos de tudo... fazemos dispensa de medicamentos (experimentais, claro), já temos alguma autonomia na sala branca (isto quer dizer que já lançamos esterilizações e as paramos... não preparamos os injectáveis, como é óbvio... mas podemos assistir e somos sempre chamadas para ver... :D ), fazemos retorno de medicamentos, recepção de encomendas, etc... tudo o que há para fazer nós fazemos! Aqui se há dias em que quase adormecemos, há outros em que não paramos! Mas normalmente há sempre coisas para fazer! Ou é porque uma preparação só tem estabilidade de 1hora a contar da injecção de EPPI no flacon e tem tudo que ser à velocidade da luz (e parecemos estafetas nos corredores da farmácia), ou é porque de repente chegam 20 encomendas ao mesmo tempo que têm que ser tratadas porque têm que ir rapidamente para o frio (isto implica visitas ao frigorifico que está a uma temperatura entre 2 e 8ºC), ou é porque está um doente à espera do medicamento e temos que confirmar tudinho antes, ou é porque o telefone toca, mas estamos todas de roda de uma dispensa mega urgente e ninguém pode atender, ou é porque está uma preparação marcada mas não temos ordonnance do médico e o doente está à espera, e sei lá que mais... todos os dias há qualquer coisa diferente... e é isso que torna isto MUITO giro!

Eu realmente adoro isto...

4 comentários:

  1. Tu adoras isso, e nós aqui tb :)
    O nosso horário é bem mais puxado que o vosso, acreditem...mas o que se vive em Erasmus supera todas as horas de pé num laboratório super bem equipado num terceiro andar de uma faculdade de farmácia na região de Picardie :)

    Catarina Toscano*

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês,

    Ainda bem que o vosso Blog é sobre as vossas experiências de lazer e os eventos interessantes e insólitos e divertidos ou menos positivos que vos acontecem. Não pensem que vos andamos a controlar... aliás nós só queremos é que tirem o máximo partido da vossa viagem e venham cheios de memórias, histórias para contar. Se consegires mostrar a tua inteligência superior na Universidade de acolhimento :) e fazer com que a Profa. Manuela Catarino e a Dra. Clementina fiquem babadas de orgulho, melhor ainda! Estamos a brincar. Ficamos felizes que te sintas acompanhada pela tua Universidade de origem. Se tiveres algum problema contacta-nos.

    Saudações académicas :)

    Sara Albino
    (Sector de Relações Internacionais da Reitoria)

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara!

    O post que fiz foi mais dirigido aos sortudos (mesmo!) que vêm no próximo ano! Com o email que recebi, achei que falar um pouco também de trabalho (porque o ERASMUS é mesmo assim...trabalha-se durante o dia e divertimo-nos também) não faz mal nenhum! :)

    E devo dizer também que os estudantes que vêm para cá e que vêm de Lisboa têm fama de serem os melhores... (e acredita que quando a própria directora de serviço nos disse isto nós sentimos um grande orgulho... e uma grande responsabilidade em cima )! :)

    Inês*

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês,

    Hoje enviei aos colegas que vão para o ano para Montpellier o vosso link.
    Já vi que têm trabalhado e muito e que o desafio é grande.
    Foi uma óptima ideia terem craido o blog, pois assim podem partilhar connosco as vossas experiências!
    Um grande abraço para si e Joana!
    Clementina

    ResponderEliminar